O papel do professor frente as novas tecnologias
Estamos vivendo a era digital, as novas tecnologias de informação, estão por toda parte, em todas as áreas da sociedade, veiculando e produzindo cultura, desempenhando um papel político/conscientizador.
Partindo, então, da premissa de que a educação deve considerar a influência da realidade social, política, econômica e cultural na prática do ensino a educação deve, então, absorver esta realidade e atualizar-se para fazer uso desta tecnologia a favor do processo ensino aprendizagem; que hoje é mais que uma via de mão dupla, professor/aluno aluno/professor, passa a ser uma rede onde o conhecimento é construído coletivamente por meio da interação que as novas tecnologias possibilitam.
O professor, querendo ou não, está inserido neste contexto digital e deve tirar proveito disto, proporcionando aulas mais instigantes e atraentes utilizando-se dos meios tecnológicos, afinal, nossos alunos são “nativos” desta cultura e para que obtenham informações e conhecimentos válidos, necessitam de um docente preparado para mediar, incitar e em conjunto tecnologias/professor/aluno produzam uma aprendizagem que contribua para a formação de cidadãos críticos, autônomos e preparados para viver nesta sociedade tecnológica.
Para tanto, é primordial que o professor seja um pesquisador, posto que o ato de pesquisa deva ser uma constante no fazer docente, buscando adquirir competências para exercer seu papel de mediar e direcionar a apreensão crítica do conhecimento, frente às novas demandas trazidas pela então chamada “Linguagem Digital”.
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